BMS – As vantagens de organizar o seu negócio

No ambiente altamente competitivo e dinâmico dos media, os Broadcasters enfrentam desafios constantes para gerir as suas operações de forma eficiente, mantendo a qualidade e maximizando a rentabilidade. A adoção de um sistema de Broadcast Management System (BMS), que integra áreas essenciais como Conteúdos, Programação, Vendas e Produção, tem-se revelado uma ferramenta indispensável para otimizar as operações, revelando-se um fator crítico para garantir eficiência operacional, comunicação entre áreas e tomada de decisões informadas. Este tipo de sistema, ao ser transversal a praticamente todas as áreas de um Broadcaster, traz inúmeros benefícios que se refletem na organização, centralização da informação e automatização de processos. Desta forma a gestão diária da atividade de um broadcaster torna-se num processo simples, fiável e eficiente.

Centralização da Informação e Comunicação Eficiente

Um BMS permite a centralização de toda a informação relacionada com conteúdos, desde a sua aquisição ou produção até à exibição e análise de desempenho. Isso inclui a gestão de direitos lineares e não lineares, planeamento de conteúdos (programas, promoções, comerciais publicitários), criação de playlists e avaliação após a exibição. Ao centralizar estas operações num único sistema, elimina-se a duplicidade de dados e melhora-se a comunicação entre as diversas equipas.

A centralização da informação num BMS oferece ainda uma vantagem competitiva crucial, a capacidade de análise em tempo real, permitindo que todas as áreas podem aceder e partilhar dados atualizados, o que acelera os processos e minimiza erros. O impacto direto desta utilização é a otimização do tempo e dos recursos, traduzindo-se num funcionamento mais ágil e organizado.

Também os gestores têm disponíveis relatórios detalhados sobre a performance de conteúdos, eficácia de campanhas publicitárias e retorno financeiro, permitindo decisões mais rápidas e fundamentadas. Este acesso à informação em tempo real torna-se vital para uma tomada de decisão estratégica, que possa ajustar rapidamente as operações ao mercado dinâmico e em constante mudança

Planeamento e Organização Otimizada

O planeamento eficiente é uma vantagem chave do BMS. No caso do planeamento de uma programação linear ou não linear, este sistema permite organizar a grelha de programação e construir playlists que contemplam tanto os eventos primários (programas, filmes, séries, comerciais, promoções, entre outros) como os eventos secundários (logos e outros grafismos avançados).

A inteligência artificial (IA) desempenha aqui um papel de destaque. Ao ser integrada num BMS, a IA pode gerar playlists otimizadas, ajustando os conteúdos com base nas preferências de audiência, slots de maior rentabilidade e desempenho anterior. Além disso, a IA pode ajudar no planeamento de campanhas publicitárias, selecionando os melhores momentos e formatos de venda para garantir o máximo impacto junto das audiências alvo.

Evolução do Mercado Publicitário: Do Linear ao Digital

O mercado publicitário dos broadcasters já não se limita à TV linear. Com o crescimento do streaming e do consumo de conteúdos digitais, a publicidade não linear e digital torna-se cada vez mais relevante. Um sistema de AdSales, parte integrante de um BMS, devidamente atualizado ao mercado permite não só a venda de publicidade linear, mas também a gestão de campanhas publicitárias digitais, seja para streaming, plataformas on-demand ou redes sociais.

Neste contexto, a integração de um BMS com plataformas de gestão de publicidade digital, como o AdManager da Google, é essencial para garantir que todas as campanhas, tanto lineares como digitais, são geridas de forma eficaz e rentável. Essa capacidade de adaptação ao mercado moderno é um dos grandes benefícios de ter uma plataforma unificada.

Integração e Otimização de Processos

Outra grande vantagem de um BMS é a sua capacidade de integração com sistemas externos. Um exemplo clássico é a integração com sistemas de MAM (Media Asset Management), sistema de Playout (exibidor), que permite uma automatização e otimização dos processos de negócio relativamente aos medias e exibição dos destes bem como no processo de pós exibição com a conciliação dos logs de emissão (asRun).

Outros exemplos são a integração com sistemas de medição de audiência e plataformas de analytics, o que permite uma validação precisa do pós-exibição. Com essas integrações, o broadcaster pode não só validar os resultados de campanhas publicitárias, mas também avaliar o desempenho de programas e ajustar a grelha de acordo com os resultados de audiência.

Um sistema de BMS tem ainda a capacidade de integrar com sistemas financeiros, o que permite automatizar processos de comunicação de informação de compras de conteúdos, amortização de valores e exibições destes, bem como integrar informação de billing (faturação). Com este tipo de integração permite otimizar diversos processos que muitas vezes são manuais e suscetíveis a erros humanos ou de outra natureza.

Essa otimização de processos reflete-se numa maior rentabilidade das operações, e permite que os gestores podem tomar decisões informadas em tempo útil, com base em dados reais e atualizados

Conclusão

A organização eficaz do negócio dos broadcasters está diretamente ligada à capacidade de integrar e otimizar processos em todas as áreas operacionais. Um sistema de Broadcast Management (BMS) permite não só centralizar informação, como também garantir uma comunicação fluida entre equipas, otimizar o planeamento e a execução das operações, e oferecer uma gestão eficiente da publicidade nos mercados linear, não linear e digital.

A parceria entre a Vantec e a Provys exemplifica essa abordagem, ao fornecer aos seus clientes soluções de BMS ajustadas às suas necessidades e processos de negócio específicos. Esta parceria ajuda os broadcasters a organizar melhor as suas operações, maximizar a eficiência e, permitindo aumentar o seu potencial de negócio, adaptando-se ao mercado em constante evolução

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